sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Site Kambess


Site de moda totalmente em flash, + book em xml+flash
www.kambess.com.br










Criando Cor Especial no Photoshop


Como criar uma cor spot


Vamos aprender aqui, como criar um canal de cor spot, ou seja, uma cor pantone. Este canal vai ter impressão separada dos canais CMYK e pode ser um prata, ouro, verniz, vermelho PMS 485, etc.

Neste estudo, vamos criar um canal simples, a partir de um texto. Mas poderia ser qualquer outro tipo de layer bastanto ter a seleção da mesma.

A primeira coisa a fazermos neste estudo é criar a nossa layer de texto. Para tanto, selecione a ferramenta de textos do PS.



Depois, já com o texto escrito, basta clicar com o CTRL ou COMMAND sobre o ícone da layer, como na imagem abaixo.



Perceba que foi criada uma seleção sobre o nosso texto.



Depois, na paleta CHANNELS, vá nas opções da janela e escolha NEW CHANNEL..., como na imagem.
(Poderia ir direto em NEW SPOT CHANNEL TAMBÉM!!!)



Vai se abrir uma janela confirmando a criação do novo canal.



Neste momento, temos apenas um canal de seleção, como uma quick mask, por exemplo.



Depois de criar o canal alpha, apague deste novo canal a seleção do texto criada anteriormente.

Clique duas vezes sobre o nome da layer e a janela abaixo se abre.



Informe que se trata de uma SPOT COLOR, escolha a cor e a solidez (0% para tinta transparente e 100% sólida).



Lembrem-se que precisa mandar inverter este canal. A tinta é onde está em preto, ok?

Verniz Localizado no Photoshop



TUTORIAL PRODUÇÃO DE IMPRESSOS COM VERNIZ LOCALIZADO + COR ESPECIAL PRATA



Vamos, então, produzir o arquivo digital para a produção de uma peça que contenha aplicação de verniz localizado e uma cor especial. No caso vou usar uma cor Prata, que poderia ser sólida ou transparente.

Aliás, a cor deste pantone poderia ser qualquer uma, já que o pre-press trata de separar a cor, a gráfica junto ao cliente que define qual será a cor aplicada ao canal pantone (spot).

Veja abaixo a imagem original com a qual trabalharemos.



Vamos imaginar que se trata de um cartãozinho onde gostaríamos de aplicar um pequeno texto e o verniz. O lay-out de apresentação ficaria mais ou menos como abaixo. Tenhamos em consideração que vamos aplicar o PRATA no texto "A Rosa Amarela" e o verniz localizado apenas na rosa (pétalas) e no texto, ok?


A primeira coisa a se fazer é providenciar as seleções em que trabalharemos. Cada profissional pode optar pela forma como vai gerar esta seleção. Neste caso eu usei COLOR RANGE, pois tinha um contraste bastante intenso entre as pétalas e o fundo da imagem.

Depois de selecionada a imagem, basta fazer um tratamento de máximos e mínimos de forma a deixar a seleção chapada. Definindo assim onde teremos e onde NÃO teremos a aplicação do verniz.

Veja a baixo a seleção para a rosa.



A seleção do texto é simplesmente a máscara da layer de texto.


É importante dizer que para separarmos o texto não basta escolher uma cor pantone na paleta colors. Precisamos dizer que esta cor vai ser uma cor extra (spot) e a forma correta de fazer isso é nos canais.

O canal do verniz deve ser a somatória da seleção da rosa + o canal do texto. A forma mais simples de fazer isso é através do APPLY IMAGEM. Acredito que já tenha falado neste recurso anteriormente, mas basicamente ele trabalha com manipulações nos vários canais de uma imagem.


Perceba na imagem abaixo que estou aplicando { pelo APPLY IMAGE } o canal RESERVA TEXTO de forma a "furar" minha seleção.


Bom, estando o canal pronto, precisamos informar que estes canais são cores spot e não canas de máscara ou seleção.

Para tanto basta clicar duas vezes sobre o nome do canal e fazer os ajustes conforme a imagem abaixo. Perceba que o nome do canal, a definição de cor e a solidez do canal vai ser mantido quando importarmos esta imagem no Illustrator.




Veja como ficaram nossos canais de cores.

CANAL DO VERNIZ LOCALIZADO


CANAL DO TEXTO PRATA


Um detalhe importante é que o canal do Verniz deve ter uma sobra em relação aos objetos que serão envernizados, assim, aplique um filtro OTHER > MINIMUM de 2 pixels para criar esta "sangria" no canal.

Este recurso se deve para facilitar o encaixe do verniz no momento da impressão.


Veja no detalhe o resultado da aplicação da ampliação da área de verniz.


--

ILLUSTRATOR

Agora no Illustrator, crie um novo documento e delete todos os canais de cor. Veja abaixo como fica a nossa paleta SWATCHES.


Assim, proceda: FILE > PLACE (importar o arquivo de imagem para o Illustrator).




Quando a imagem aparecer, se o seu documento estiver sem OVERPRINT PREVIEW, ele deve aparecer da seguinte forma.


Isso acontece porque o Illustrator não está mostrando a imagem abaixo das cores spot.
Para visualizar adequadamente a imagem, ative o OVERPRINT PREVIEW em VIEW, no Illustrator.



Perceba que após a imagem ser importada no Illustrator, os canais spot vão aparecer na paleta de cores (SWATCHES).


Um outro detalhe muito interessante em se usar imagens PSD com os canais spot é que podemos alterar a cor dos pantones usados na imagem.


Abaixo, segue o procedimento de fechamento. Não vou descrever passo-a-passo o fechamento pois não estamos tratando sobre isto neste tópico.

Apenas verifique os passos do fechamento.







Um detalhe que gostaria de chamar atenção neste processo de fechamento é ao fato de que todos os canais spot vêm com a mesma inclinação na separação de cores. Isto deve ser corrigido de forma que entre cana canal que interage, tenha-se 30º de diferença de inclinação. Isto não seria necessário no nosso exemplo, mas aproveitei a oportunidade. =)






Esteja atento ao fato de MANTER OVERPRINT deixando o ajuste em PRESERVER.

Veja abaixo o resultado da nossa separação de cores. Percebam que deixe o PRATA furar as demais cores CMYK. Isso pode ser necessário caso usemos cor transparente. Note também que a cor VERNIZ não fura as demais cores, ou seja, ela está em overprint.

CMYK










VERNIZ E PRATA






Abaixo, segue uma coletânea dos arquivos usados neste estudo.
http://all4pg.com/imagensforum/producaografica/verniz/material.zip
Use "SALVAR DESTINO COMO..." ou o similar do seu navegador.

Service Pack 02 Corel Draw X4


Pra quem usa o CorelDRAW versão X4 desde o início já topou logo de cara com erros de formatação de caixas de texto, ferramenta indispensável para diagramação, apesar de que depois que conheci e comecei a usar o Adobe Indesign CS3, evito fazer materiais que envolvam muitos textos e páginas no CorelDRAW. Depois que saiu o SP1 esses problemas de texto foram solucionados e tudo voltou ao seu estado “normal”.

Agora a Corel está lançando mais um pacote de correções chamado Service Pack 2 que corrige mais alguns problemas encontrados nessa versão. Se você, como eu usa CorelDRAW genérico, tentar instalar a atualização e der erro no serial, tente desinstalar e instalar novamente o CorelDRAW, aplicar o SP2 e depois colocar o serial, comigo funcionou assim.

Baixe aqui o arquivo.

Service Pack 01 Para Corel Draw X4




Pessoal a Corel já liberou a atualização pra corrigir Alguns erros da Versão X4.


Link para baixar:

http://www.corel.com/servlet/Satellite/us/en/Content/1157481830155?pid=1213733086367

Essa atualização Corrige as seguintes coisas:

Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW X4 Service Pack 1

Instalador

Conteúdo adicional é instalado em pastas separadas de acordo com o tipo (clipart, objetos ou fotos). Atalhos para essas pastas são adicionados ao menu Iniciar para facilitar a navegação até o conteúdo.
CorelDRAW

Área de trabalho do aplicativo

A janela de encaixe Livro de recortes foi adicionada à area de trabalho padrão. Você deve redefinir a área de trabalho para ver essa alteração.
Fechar o CorelDRAW com a opção Alinhar pela grade ativada não causa mais erro.
A resolução de um bitmap selecionado é agora exibida na barra de status.
O bloqueio das linhas-guia quando as alças de rotação estão visíveis não causa mais erro.
Exibir

Os problemas de exibição de página são evitados se você utilizar dispositivos sensíveis ao toque ou de rolagem de tela.
Agora, utilizar alguns drivers de dispositivo e configurações de vídeo (especificamente nView) faz com que as caixas de diálogo e janelas de encaixe estejam posicionadas adequadamente.

Controles de documento

Foram feitos vários aprimoramentos na janela de encaixe Gerenciador de objetos para melhorar a funcionalidade da estrutura da nova camada:
agora, a estrutura de camadas e os nomes das camadas são mantidos se você abrir um arquivo de uma versão anterior e depois salvá-lo em uma versão anterior.
Os arquivos que tem uma estrutura de camadas consistente em todo o documento podem agora ser salvos em versões anteriores com a estrutura de camadas intacta e os nomes das camadas mantidos.
A alternância do ícone Mostrar/Ocultar na exibição do Gerenciador de camadas mostra ou oculta a Camada principal de uma página específica. Se as alterações forem feitas fora da exibição do Gerenciador de camadas, a configuração da Camada principal será aplicada em todo o documento.
As Camadas principais permanecem na parte inferior da lista de camadas quando uma nova página é inserida.
Ao arrastar linhas-guia para a página, elas são adicionadas à camada da Guia principal, como nas versões anteriores. Se uma camada de Guias locais estiver selecionada, ao arrastar uma linha-guia para a página, ela será adicionada à camada Guias locais. As guias podem ainda ser movidas das camadas de Guias para a camada da Guia principal. Se preferir adicionar guias à camada Guias locais, você deve editar a chave de registro em: HKEY_CURRENT_USER\Software\Corel\CorelDRAW\14.0\CorelDRAW\Application Preferences\Guides\GuidelinesOnMasterPage. Um valor de 1 adiciona guias à Página principal; um valor de 0 adiciona guias à camada Guias locais.
Texto

Espelhar ou redimensionar o texto do parágrafo com o comando Texto > Mostrar caracteres não impressos ativado não exibe mais mensagem de erro.
Atalhos para aumento ou redução do tamanho do texto funcionam agora no estado Edição e Seleção.
O ajuste interativo do espaçamento de linhas, caracteres ou palavras com a ferramenta Forma em qualquer modo de exibição não causa mais travamento.
Agora, quando você move um objeto de texto para duplicá-lo em uma posição específica, o original é exibido se você pressionar o sinal de adição ou a barra de espaço, ou clicar com o botão direito do mouse. Esse aperfeiçoamento pode ajudar a posicionar a duplicação em relação ao objeto de texto original.
Os números inseridos com o uso de um IME asiático são agora marcados com um ID no idioma latino. Uma fonte latina pode ser aplicada sem ter que alterar o idioma dos números.
Ao abrir arquivos de versões anteriores que contêm texto em um caminho, o texto não é mais alterado da posição original.
A colocação do ponteiro do mouse sobre a caixa de listagem Tamanho da fonte aplica a alteração somente depois de clicar no novo tamanho de fonte.
Quando TrueDoc for usado para incorporar fontes em um documento, não serão suportadas fontes de duplo byte nem bidirecionais.
Marcadores, capitulação e recuos de textos de parágrafos que tenham a direção Da direita para a esquerda são convertidos em curvas quando o arquivo é salvo no CorelDRAW versões 13.0 e anteriores.
Ferramentas

A aplicação do comando Desfazer nas linhas de dimensão não causa mais erro.
Efeitos vetoriais

Ao editar objetos e símbolos PowerClip, o objeto que está dentro do grupo vinculado é agora selecionado por padrão.
OLE

As tabelas de suporte OLE para Excel 2007 foram aperfeiçoadas.
O CorelDRAW é agora totalmente encerrado ao concluir uma sessão OLE como um servidor.
Ao trabalhar em um aplicativo de recipiente, a edição de TextoOpções de fonte não causa mais erro.
Quando o CorelDRAW é executado como um aplicativo de servidor, o comando Imprimir não é mais desativado.
Funções da Web

O recurso Adicionar hiperlink automaticamente foi aperfeiçoado para idiomas asiáticos.
Controles e efeitos de bitmap

As informações sobre a resolução de bitmap são agora exibidas na barra de status.
Quando bitmaps são exportados, não ocorre mais inflação de bitmaps e suavização de serrilhado devido à alteração do comportamento de suavização de serrilhado durante a exportação.
Atributos e controles de objeto

A opção Aplicar ao duplicado na janela de encaixe Transformação cria uma duplicação na primeira vez que a opção for usada.
A obtenção de amostras de cores com o uso da ferramenta Conta-gotas foi aperfeiçoada para melhorar a compatibilidade com sistemas operacionais asiáticos.
O recurso Substituir propriedades de texto no Assistente de substituição foi aperfeiçoado para funcionar com textos de duplo byte.
Quando pontas de setas são adicionadas a linhas de dimensão, são adicionadas somente à linha que contém o texto de dimensão.
Quando linhas de dimensão são selecionadas, os atributos de contorno com caneta são agora exibidos corretamente na caixa de diálogo Contorno com caneta.
***

Corel PHOTO-PAINT

Lentes

A cópia de uma lente no Corel PHOTO-PAINT não mais torna o programa instável.
Ferramentas

Pontas apagadas são agora removidas da janela de encaixe Configurações de pincel, tornando mais fácil o gerenciamento das pontas.
***

Imprimir

A impressão de separações no Corel PHOTO-PAINT não mais produz chapas vazias desnecessárias.
A impressão mesclada foi aperfeiçoada para que reconheça os arquivos RTF e CSV salvos no Assistente.
A Visualização de impressão não mais deixa de fora nenhuma das áreas de limite de impressão do driver atual.

Importar/Exportar filtros

TIF

A exportação de TIFF foi aperfeiçoada para melhorar a compatibilidade com o Photoshop CS3.
RAW

Foi adicionado suporte para RAW para os seguintes modelos de câmeras: Canon EOS 450D, Canon PowerShot G9, Sony DSLR-A300, DSLR-A200, DSLR-A350, Fuji IS-1, S100FS, Pentax K20D, Nikon D60 e Olympus E-420.
Os seguintes formatos de arquivo RAW estão agora relacionados nas caixas de diálogo Importar uma imagem e Abrir uma imagem: Adobe DNG, Kodak DCR, Pentax PEF, Leaf MOS, Sony SRF, SR2, ARW e Panasonic RAW.
Microsoft Word (DOC)

A compatibilidade com textos de duplo byte foi aperfeiçoada.
Adobe Illustrator (AI)

As configurações de transição personalizada são agora mantidas em arquivos AI importados que contêm gradientes.
O suporte a textos asiátivos foi aperfeiçoado para arquivos AI exportados abertos no Adobe Illustrator (versões CS e superiores).
Portable Document Format (PDF)

Publicar:em PDF: Cores exatas para preenchimentos e contornos são agora mantidas em bitmapas monocromáticos.
A funcionalidade de leitura automática durante a importação de PDF foi aperfeiçoada. Se um arquivo for salvo com a opção Compatibilidade AI ativada, ele erá aberto como arquivo PDF por padrão; se desejar abrir o PDF como um arquivo AI, selecione o filtro AI - Adobe Illustrator na caixa de diálogo Importar.
Importar PDF: Quando o texto é importado como curvas e a fonte do texto não está disponível no computador, as curvas são criadas usando a fonte incorporada no arquivo PDF; se a fonte não estiver incorporada, a caixa de diálogo Correspondência de fontes Panose será chamada.
Tabela de Números de Versão da Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW X4:


Aplicativo Número de versão inicial Número de versão com Service Pack 1
CorelDRAW X4 14.0.0.567 14.0.0.653
PHOTO-PAINT 14.0.0.567 14.0.0.653

Animação x Animador

Pra quem conhece Flash, é uma animação muito legal, a pessoa que fez isso merece um premio, hehehe, Vale a pena conferir.

Convite de Casamento



Ai está um convite de casamento, nao teria nada de especial (pelo menos pra mim) se não fosse da minha maninha querida, hauhaihauia, usei photoshop pra faze a montagem dos dois.






quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Enchente Rio do Sul 1983 / 1984



Como essa chuva não para, resolvi mudar um pouco o rumo do blog e postar algumas fotos, que creio que muita gente hoje sabe o que e como foi, mas nao viu imagens dessas duas enchentes, que foram as piores na história de nossa cidade.
Confira as fotos, é realmente inacreditável....




Catedral

Pracinha!

Descida do Hospital Regional - Rua Tuiuti

Escadaria do Colégio Dom Bosco




Rua XV

Alameda Aristiliano Ramos - Antiga Rodoviária


Centro da Cidade


Início da Rua XV de Novembro



Pracinha


Descida do Hospital Regional - Rua Tuiuti




Avenida Oscar Barcelos