terça-feira, 6 de abril de 2010

Os 22 erros a serem evitados pelo Designer



01. Imagens scaneadas com baixa resolução, são impressas com as bordas serrilhadas e com efeito de tela de computador.
02. Deixar imagens em RGB no arquivo, uma vez que RGB não imprime separações de cores.
03. Nunca amplie o tamanho da imagem no Corel Draw, Page Maker ou InDesign. Se o tamanho estiver errado, refaça o scaner.
04. Se a impressão for em CMYK, evite usar cores spot ou pantone no arquivo. A conversão de cores pode alterar bastante a cor desejada.
05. Nunca use o clip board para copiar um arquivo de um programa para o outro, por exemplo copiar um desenho no Corel Draw e colar no Page Maker, ou vice-versa. Quando o arquivo sai do seu computador, isto gera problemas de link na imagem. O correto é sempre exportar e importar o arquivo.
06. Nunca diagramar um arquivo no Microsoft Word. Ele é um programa para digitação de textos. Se o arquivo feito no Word tiver apenas texto e em cor preta, ele pode ser aproveitado. Se possuir cores e/ou gráficos e imagens, na maioria dos casos não servirá para impressão de fotolitos, pois o Microsoft Word não imprime separação de cores, ele apenas imprime imagens colorida em jato de tinta. O Microsoft Word utiliza configurações da impressora padrão de seu computador. Normalmente, quando o arquivo é aberto em outro computador o texto sai todo do lugar, mudando a posição das páginas.
07. Evite pegar imagens pela internet ou de CD's. Normalmente elas estão em baixa resolução e não servem para ser impressas em alta qualidade.
08. Nunca transforme no Corel Draw imagens do modo RGB ou qualquer outro modo para CMYK. Isto altera completamente a cor das imagens.
09. Abra a imagem no Photoshop ou Corel Photopaint para fazer a conversão, salve o arquivo e importe novamente a imagem.
10. Nunca importe aquivos do Photoshop com a extensão .PSD com layer, para fazer a imagem vazar no fundo. Normalmente isto causa problemas na saída do filme.
11. Evite o uso de lentes no Corel Draw. Elas complicam a impressão do arquivo, além de gerar mudanças indesejáveis na cor final do impresso.
12. Evite o uso de muita textura no Corel Draw. Quando utilizá-las tenha ciência de que a cor final em offset sairá completamente diferente da tela e da impressão jato de tinta, pois as texturas são formadas apenas no modo RGB, fazendo conversão para CMYK na saída dos filmes.
13. Evite fazer diagramações no Corel Draw com volume grande de texto, como jornais, revistas e livros.
14. Evite usar linhas muito finas em desenhos. Tome cuidado ao fazer um desenho em tamanho grande para ser reduzido, pois se a espessura da linha estiver configurada para reduzir proporcional ao desenho, uma linha de 1mm pode se transformar em 0,002mm e não ser impressa no filme, embora seja impressa na impressora laser ou jato de tinta, devido ao ganho de pontos.
15. Evite o uso de fontes True Type de origem duvidosa. Certos tipos de letras causam problemas em impressoras post script, principalmente aquelas com desenhos muito diferentes.
16. Evite impressoras com padrão PCL de impressão. Para prevenir problemas, quando adquirir uma impressora jato de tinta ou laser, exija que ela tenha padrão post script nível 2 ou 3.
17. Sempre que o trabalho possuir dobras de papel, faça uma impressão e monte um modelo para testar se as dobras estão corretas.
18. Quando fizer um livro ou revista, tenha o cuidado de deixar a margem próxima ao grampo ou cola, ligeiramente maior que as outras.
19. Quando o trabalho tiver faca especial, mande sempre um modelo montado e cortado, e lembre-se de mandar no arquivo, o desenho para confecção da faca.
20. Quando utilizar algum programa de edição em 3D, você tem que renderizar a imagem com a maior quantidade de pixel possível e alta qualidade (o ideal é algo em torno de 3072 x 2048 pixel, dependendo da proporção da imagem).
21. Não esqueça de abrir a imagem no Photoshop para convertê-la de RGB para CMYK e alterar o tamanho dela.
22. Evite montar o trabalho todo no Photoshop utilizando textos. O Photoshop não é editor de texto, e sim de imagens. Caso você tenha um bom computador e a versão CS2 do programa este recurso já está aceitável.

Erros mais Comuns no fechamento de um arquivo.

Para se gerar um folotito ou laser film de um arquivo, existem certos recursos nos programas que devem ser evitados, pois não funcionam corretamente em uma impressora postscript de alta resolução. Isto significa que a impressão pode sair bonita em uma impressora jato de tinta ou laser, mas não sairá corretamente em uma imageseter.
Muitos dos itens citados abaixo são regras gerais na área gráfica, independente do tipo de trabalho ou programa a ser usado. Dos quais destaco:

- Como erro grave deixar fotos em RGB;
- Usar imagens com menos que 300dpi;
- Ampliar o tamanho da imagem depois de scanear;
- Usar o clip board (Copiar - Colar, Recortar - Colar);
- Usar o Microsoft Word para diagramação de trabalhos, principalmente coloridos;
- Utilizar as textura do Corel Draw pensando que a cor a ser impressa sairá certa;
- Utilizar o Corel Draw para diagramação de revistas, jornais ou trabalhos com volume grande de texto.

O que é um Arquivo Aberto

Arquivo aberto é todo arquivo nativo gravado com a extensão do programa onde foi desenvolvido.
Isto significa que um arquivo feito no Corel Draw é enviado para a gráfica com a extensão .CDR, e só pode ser ABERTO no Corel Draw; um arquivo feito no Page Maker é enviado para a gráfica com a extensão .P65, e só pode ser ABERTO na gráfica pelo Page Maker 6.5 ou 7.

Todo arquivo que pode ser aberto e editável no programa onde foi gerado, é um arquivo ABERTO. Este arquivo, para ser aberto precisa das fontes utilizada
s, dos links e do programa onde foi gerado.

Convite Pré-Evento