sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Verniz Localizado no Photoshop
TUTORIAL PRODUÇÃO DE IMPRESSOS COM VERNIZ LOCALIZADO + COR ESPECIAL PRATA
Vamos, então, produzir o arquivo digital para a produção de uma peça que contenha aplicação de verniz localizado e uma cor especial. No caso vou usar uma cor Prata, que poderia ser sólida ou transparente.
Aliás, a cor deste pantone poderia ser qualquer uma, já que o pre-press trata de separar a cor, a gráfica junto ao cliente que define qual será a cor aplicada ao canal pantone (spot).
Veja abaixo a imagem original com a qual trabalharemos.
Vamos imaginar que se trata de um cartãozinho onde gostaríamos de aplicar um pequeno texto e o verniz. O lay-out de apresentação ficaria mais ou menos como abaixo. Tenhamos em consideração que vamos aplicar o PRATA no texto "A Rosa Amarela" e o verniz localizado apenas na rosa (pétalas) e no texto, ok?
A primeira coisa a se fazer é providenciar as seleções em que trabalharemos. Cada profissional pode optar pela forma como vai gerar esta seleção. Neste caso eu usei COLOR RANGE, pois tinha um contraste bastante intenso entre as pétalas e o fundo da imagem.
Depois de selecionada a imagem, basta fazer um tratamento de máximos e mínimos de forma a deixar a seleção chapada. Definindo assim onde teremos e onde NÃO teremos a aplicação do verniz.
Veja a baixo a seleção para a rosa.
A seleção do texto é simplesmente a máscara da layer de texto.
É importante dizer que para separarmos o texto não basta escolher uma cor pantone na paleta colors. Precisamos dizer que esta cor vai ser uma cor extra (spot) e a forma correta de fazer isso é nos canais.
O canal do verniz deve ser a somatória da seleção da rosa + o canal do texto. A forma mais simples de fazer isso é através do APPLY IMAGEM. Acredito que já tenha falado neste recurso anteriormente, mas basicamente ele trabalha com manipulações nos vários canais de uma imagem.
Perceba na imagem abaixo que estou aplicando { pelo APPLY IMAGE } o canal RESERVA TEXTO de forma a "furar" minha seleção.
Bom, estando o canal pronto, precisamos informar que estes canais são cores spot e não canas de máscara ou seleção.
Para tanto basta clicar duas vezes sobre o nome do canal e fazer os ajustes conforme a imagem abaixo. Perceba que o nome do canal, a definição de cor e a solidez do canal vai ser mantido quando importarmos esta imagem no Illustrator.
Veja como ficaram nossos canais de cores.
CANAL DO VERNIZ LOCALIZADO
CANAL DO TEXTO PRATA
Um detalhe importante é que o canal do Verniz deve ter uma sobra em relação aos objetos que serão envernizados, assim, aplique um filtro OTHER > MINIMUM de 2 pixels para criar esta "sangria" no canal.
Este recurso se deve para facilitar o encaixe do verniz no momento da impressão.
Veja no detalhe o resultado da aplicação da ampliação da área de verniz.
--
ILLUSTRATOR
Agora no Illustrator, crie um novo documento e delete todos os canais de cor. Veja abaixo como fica a nossa paleta SWATCHES.
Assim, proceda: FILE > PLACE (importar o arquivo de imagem para o Illustrator).
Quando a imagem aparecer, se o seu documento estiver sem OVERPRINT PREVIEW, ele deve aparecer da seguinte forma.
Isso acontece porque o Illustrator não está mostrando a imagem abaixo das cores spot.
Para visualizar adequadamente a imagem, ative o OVERPRINT PREVIEW em VIEW, no Illustrator.
Perceba que após a imagem ser importada no Illustrator, os canais spot vão aparecer na paleta de cores (SWATCHES).
Um outro detalhe muito interessante em se usar imagens PSD com os canais spot é que podemos alterar a cor dos pantones usados na imagem.
Abaixo, segue o procedimento de fechamento. Não vou descrever passo-a-passo o fechamento pois não estamos tratando sobre isto neste tópico.
Apenas verifique os passos do fechamento.
Um detalhe que gostaria de chamar atenção neste processo de fechamento é ao fato de que todos os canais spot vêm com a mesma inclinação na separação de cores. Isto deve ser corrigido de forma que entre cana canal que interage, tenha-se 30º de diferença de inclinação. Isto não seria necessário no nosso exemplo, mas aproveitei a oportunidade. =)
Esteja atento ao fato de MANTER OVERPRINT deixando o ajuste em PRESERVER.
Veja abaixo o resultado da nossa separação de cores. Percebam que deixe o PRATA furar as demais cores CMYK. Isso pode ser necessário caso usemos cor transparente. Note também que a cor VERNIZ não fura as demais cores, ou seja, ela está em overprint.
CMYK
VERNIZ E PRATA
Abaixo, segue uma coletânea dos arquivos usados neste estudo.
http://all4pg.com/imagensforum/producaografica/verniz/material.zip
Use "SALVAR DESTINO COMO..." ou o similar do seu navegador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
links das imagens todos quebrados brother..........
ResponderExcluir