Algumas pessoas acreditam que o simples  domínio dos softwares de design gráfico garante a criação de uma  logomarca. Mas será que apenas isso é suficiente para se criar um bom  logo?
A logomarca (ou logotipo) é a assinatura de  uma empresa, produto ou serviço. Cada vez mais muitos sites e blogs têm deixado de lado o amadorismo para  serem tratados como negócio. E isso inclui a preocupação em se ter uma  logomarca expressiva.
Uma logomarca é a  tradução visual da personalidade da marca. Um bom logo comunica as  qualidades mais importantes de uma empresa e estabelece imediatamente o  reconhecimento da mesma pelo público. Em um mercado concorrido, a  presença de uma logomarca bem feita faz a empresa ou o produto se  destacar entre seus concorrentes, transmitindo profissionalismo e  confiabilidade.
Se observarmos as grandes corporações, vamos ver que a marca é,  muitas vezes, mais valiosa do que o próprio patrimônio da empresa. A  marca Coca-Cola, por exemplo, em 2007, valia US$ 65.234 bilhões. Daí a  importância de todo o cuidado quando se trata da criação de uma  logomarca, já que é ela que vai representar visualmente a marca.
Por essa razão, antes de partir para o software, o profissional de  design precisa realizar uma análise da marca definindo, juntamente com o  cliente, quais atributos essa marca deverá transmitir e qual público  irá atingir. A marca deve se comunicar na mesma linguagem do seu  público.
E para realizar a tradução desses conceitos tão subjetivos em algo  visualmente concreto e facilmente entendido, tudo é cuidadosamente  pensado. A combinação das cores, a escolha da fonte, a espessura dos  traços, a criação de um ícone: cada detalhe tem um significado  implícito. E a combinação de todos esses elementos exige também  sensibilidade e bom gosto estético do designer, já que o resultado  esperado de tudo isso é uma logomarca bonita e atraente.
Obviamente que o domínio técnico dos softwares também faz parte desse  processo, mas fica claro que não garante a criação, já que o trabalho  de um designer ou de um publicitário vai muito além disso.
Fonte: leiapublicidade.com/blog